Não é difícil ver no rol dos servos de Cristo, muitos em situações difíceis. A Bíblia já prevê em mais de uma passagem acerca desses fatos:
"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
João 16:33 ARC
https://bible.com/bible/212/jhn.16.33.ARC
Todavia existe situações que o Senhor permite para nos preparar e aperfeiçoar para uma vida de cristão na terra, ou seja, cada situação difícil que o Cristão supera sem abrir mão dos ensinamentos de Cristo, torna o experimente e mais próximo de Jesus.
Hebreus 12:
4. Ora, na guerra contra o pecado ainda não tendes resistido até o extremo de derramar o próprio sangue.
5. E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido,
6. pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”.
7. Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai?
8. Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos.
9. Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!
10. Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade.
11. Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados.
12. Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
13. “Preparai caminhos retos para os vossos pés”, para que aquele que manca não se desvie, pelo contrário, seja curado!"
https://bibliajfa.com.br/app/kja/58N/12/4
Como discípulos de Jesus Cristo temos que ser sal, e não perder as propriedades que temos como Cristãos, não deixando que a adversidade tire nosso alvo e nossa meta de estar nos caminhos do Senhor. É na prova que somos testados sobre o que somos.
Mesmo em situações como prejuízos financeiros, desemprego, doença na família ou com com você, problemas no relacionamento intimo com seu cônjuge, opressão de pessoas, nada deve ofuscar o seu caráter diante dos homens e diante do Senhor.
Tenha domínio próprio, abra mão, para agradar e honrar Aquele que te alistou, para que você seja um "obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar" 2 Timóteo 2:15 .